ONU condena novo teste nuclear da Coreia do Norte

Viena, 9 set (EFE).- A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) denunciou hoje o anúncio da Coreia do Norte sobre um teste nuclear como uma "clara violação" das resoluções do Conselho de Segurança e um ato "preocupante e lamentável".

"Peço categoricamente à Coreia do Norte que aplique totalmente todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU e da AIEA", afirmou em comunicado Yukiya Amano, secretário-geral deste organismo da ONU.

Amano lembrou que, se confirmado, este teste, seria o segundo este ano e o quinto do regime de Pyongyang desde 2006, e uma vulneração da resolução 2270 do Conselho de Segurança.

"É uma clara violação de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU e em completa contradição com as repetidas exigências da comunidade internacional. É um ato profundamente preocupante e lamentável", denunciou o diplomata japonês.

Amano voltou a oferecer a colaboração da AIEA para resolver o conflito nuclear com a Coreia do Norte, país do qual seus inspetores foram expulsos em 2009.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos