Uzbequistão realizará eleições presidenciais em dezembro

Moscou, 9 set (EFE).- O Uzbequistão realizará eleições presidenciais em 4 de dezembro para escolher o sucessor de Islam Karimov, o líder desta república centro-asiática que morreu há uma semana, conforme foi anunciado nesta sexta-feira.

A convocação deste pleito antecipado foi anunciada pelo presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), Mirza-Ulugbek Abdusalomov.

"A CEC tomou a decisão de realizar eleições para escolher o presidente do Uzbequistão em 4 de dezembro", anunciou Abdusalomov em entrevista coletiva na capital Tashkent.

O presidente da CEC acrescentou que hoje mesmo, dia 9 de setembro, "começa a campanha eleitoral".

Ontem, o primeiro-ministro, Shavkat Mirziyoyev, foi nomeado presidente interino do Uzbequistão em uma sessão plenária do Legislativo uzbeque.

Mirziyoyev, de 59 anos, lidera o governo uzbeque desde dezembro de 2003 e era o braço direito de Karimov, que morreu no último dia 2 após sofrer um derrame cerebral, e os analistas consideram que é quase certo que ele será sucessor.

O premiê foi designado para ocupar provisoriamente a chefia do Estado depois que o presidente do Senado, Nigmatilla Yulmashev, que deveria substituir Karimov até as eleições presidenciais segundo a Constituição, renunciou a esse direito.

O falecido Karimov governou o Uzbequistão com mão de ferro por 27 anos. Com 30 milhões de habitantes, a república centro-asiática é o terceiro país mais populoso entre as ex-repúblicas soviéticas, depois de Rússia e Ucrânia.

Seu regime autoritário foi acusado de várias violações dos direitos humanos, e Karimov esmagou a oposição em seu luta implacável contra o fundamentalismo islâmico, transformando o país no bastião para conter o jihadismo nessa região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos