China diz que seu nível de radiação é normal após teste nuclear norte-coreano

Pequim, 10 set (EFE).- O governo da China afirma que nem o meio ambiente nem a saúde de seus cidadãos foram afetados por enquanto pelo teste nuclear realizado nesta sexta-feira pela Coreia do Norte e que os níveis de radiação no país são normais, informou hoje a imprensa oficial.

O Ministério de Proteção Meio Ambiental chinês lançou nesta sexta-feira, após detectado o teste, um mecanismo de resposta de emergência para controlar o possível aumento da radiação na fronteira nordeste do país, mas as primeiras análises não revelaram irregularidades.

Pyongyang realizou nesta sexta-feira, no dia em que a Coreia do Norte comerava o 68º aniversário de sua fundação, seu quinto teste nuclear, o segundo em apenas oito meses, na base de Punggye-ri, no nordeste do país e a menos de 100 quilômetros da China.

Esta ação mereceu uma contundente condenação por parte da comunidade internacional, também de Pequim, tradicional aliado da Coreia do Norte, que expressou sua "firme oposição" e chamou para consultas o embaixador norte-coreano na China.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos