Topo

Farc libertam dois grupos de rebeldes menores de seus acampamentos

Em foto de arquivo, soldados da 32ª frente das Farc se apresentam em Putumayo, na Colômbia - Fernando Vergara/AP
Em foto de arquivo, soldados da 32ª frente das Farc se apresentam em Putumayo, na Colômbia Imagem: Fernando Vergara/AP

Em Bogotá

10/09/2016 20h05

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) recebeu neste sábado (10) um segundo grupo de menores libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como parte do compromisso firmado nos diálogos de paz com o governo do país.

Os menores foram recebidos por uma missão formada por membros do CICV e dois delegados das organizações sociais que fazem parte da mesa técnica que revisa o cumprimento do acordo.

Mais cedo, as Farc tinham entregado oito menores que foram levados a centros de amparo do Fundo para a Infância das Nações Unidas (Unicef), que certificou o bom estado de saúde do grupo.

Segundo o pacto firmado entre o governo e as Farc, o CICV ficou encarregado de realizar uma avaliação preliminar do estado de saúde física e mental dos menores de idade. Além disso, verificará suas identidades e informação pessoal básica antes de entregá-los a uma equipe de recepção formada por membros do Unicef.

O Unicef terá locais transitórios de amparo, onde as crianças e adolescentes serão submetidos a uma segunda avaliação médica e psicológica. Depois, seguem para atividades preparatórias para reincorporação, reparação integral e inclusão social.

O CICV destacou que a discrição é chave para esse tipo de missão por causa do envolvimento de menores de idade. Por isso, pediram que o povo colombiano e a imprensa respeitem as medidas tomadas para garantir a preservação da identidade das vítimas.

Em maio, as equipes de negociação do governo da Colômbia e das Farc assinaram um acordo para tirar todas as crianças e adolescentes da guerrilha, facilitando sua reintegração à vida civil.

O acordo de paz entre as duas partes foi firmado no dia 24 de agosto e será assinado em um ato solene no dia 26 de setembro. Posteriormente, o pacto será submetido à consulta popular através de um referendo que foi convocado no dia 2 de outubro.