Governo de Damasco aceita acordo entre EUA e Rússia para uma trégua

Beirute, 10 set (EFE).- O governo de Damasco aceitou o acordo de cessar-fogo na Síria, anunciado na noite de sexta-feira pela Rússia e EUA, informaram fontes sírias "conhecedoras" do pacto citadas neste sábado pela agência de notícias oficial "Sana".

A agência afirma que "o acordo é de conhecimento do governo sírio e este aprova o mesmo".

As fontes indicaram que o objetivo desta iniciativa é "conseguir uma solução política para a crise na Síria".

Essas mesmas fontes explicaram que, no marco deste acordo, Washington solicitou "às facções armadas" que se separem do grupo "terrorista Frente al Nusra".

Nesse sentido, as fontes consideraram que a mudança de nome da antiga Frente al Nusra para Frente da Conquista do Levante não significa que esta organização deixe de ser terrorista.

Em julho, o grupo jihadista anunciou que se desvinculava da Al Qaeda, já que até esse então tinha sido a filial desta organização na Síria, e mudou sua denominação.

As fontes revelaram, além disso, que tanto a Rússia como os EUA estabelecerão um centro de coordenação para atacar a antiga Frente al Nusra e o grupo Estado Islâmico (EI) através de bombardeios no território sírio.

Outro dos pontos do pacto, destacaram as fontes, será a entrada de ajuda humanitária na disputada cidade de Aleppo (norte) através da estrada de Castelo, em mãos das autoridades sírias.

Com este fim, haverá uma cessação das hostilidades nesta cidade, sublinharam as fontes.

Trata-se do segundo acordo entre Moscou e Washington para uma trégua na Síria, depois que o primeiro -assinado no final de fevereiro passado- foi pelos ares em questão de semanas, após as contínuas violações atribuídas principalmente ao regime sírio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos