Rússia e Turquia destacam importância de todos respeitarem a trégua na Síria

Moscou, 10 set (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, e turco, Mevlüt Cavusoglu, destacaram neste sábado em conversa telefônica a importância de que todas as partes envolvidas no conflito sírio respeitem a cessação do fogo estipulado entre Rússia e Estados Unidos.

"Os ministros manifestaram que compreendem a importância do cumprimento por todas as partes envolvidas (no conflito) da cessação das ações militares", informou a Chancelaria russa em comunicado .

Lavrov e Cavusoglu também se pronunciaram a favor do reatamento das negociações de paz em Genebra entre o regime de Bashar al-Assad e a oposição síria, estagnadas há dois meses.

A conversa telefônica, que foi de iniciativa turca, se centrou em abordar o acordo de cessação das hostilidades fechado ontem à noite por Lavrov e o secretário de Estado americano, John Kerry.

Precisamente, Moscou sempre defendeu a legitimidade do regime de Assad e de suas ações militares contra os jihadistas, enquanto Ancara não escondeu seu apoio político e militar à oposição armada.

Nesta semana, a Chancelaria russa criticou pela primeira vez a operação militar turca no norte da Síria, onde, além do Estado Islâmico, estão desdobradas as milícias curdas, inimigos acérrimos de Ancara, mas respaldados pelo Kremlin.

O cessar-fogo na Síria entrará em vigor em 12 de setembro e incluirá a cessação dos bombardeios aéreos, após o qual Rússia e EUA acordaram preparar ataques coordenados contra posições dos grupos terroristas Al Nusra e Estado Islâmico.

Além disso, a ajuda humanitária deverá começar a entrar de forma regular em todas as localidades assediadas na Síria, o que junto com a redução da violência é condição para que a oposição síria se reincorpore às negociações de paz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos