Ataque com arma branca inspirado pelo EI deixa 1 ferido na Austrália

Sydney (Austrália), 11 set (EFE).- Um homem ficou gravemente ferido na Austrália após ser apunhalado várias vezes por um jovem que, segundo disse hoje a Polícia, agiu inspirado pelo Estado Islâmico (EI), informou a imprensa local.

O acusado é Ishas Khan, de 22 anos, que atacou um homem de 57 anos ontem à tarde em um parque de Sydney e que hoje compareceu a um tribunal onde foi acusado de terrorismo e tentativa de assassinato, segundo a emissora "ABC".

"Exporemos ao tribunal que este foi um ato inspirado pelo EI, deliberado e com o resultado de uma pessoa com ferimentos extremamente sérios", disse a subchefe da Polícia do estado de Nova Gales do Sul, cuja capital é Sydney, Catherine Burns.

A vítima, que foi hospitalizada, conseguiu se refugiar em uma barbearia até a chegada da Polícia que deteve o agressor, que também é acusado de tentar agredir os agentes.

Segundo Burns, Khan era conhecido pelas autoridades, mas não por ter vínculos com organizações radicais, por isso que não estava sob nenhum tipo de vigilância especial.

Após o ataque o procurador-geral, George Brandis, anunciou duas novas leis antiterroristas que permitirão ordenar a vigilância de jovens de até 14 anos e deter ex-presos por terrorismo que após cumprir pena sejam considerados um risco para a comunidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos