Maduro diz que reunião com Zapatero foi "frutífera" para diálogo com oposição

Caracas, 11 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse neste domingo que realizou uma reunião frutífera com o ex-presidente do Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, que atua como mediador para impulsionar um encontro entre chavistas e opositores no país.

"A reunião foi muito frutífera, assim como todo o esforço para os diálogos de paz que tem sido feito. Vocês sabem que temos que fazer tudo pela paz", disse Maduro durante um ato com militantes em Caracas, sem revelar sobre o que ambos conversaram no encontro.

Maduro disse que Zapatero, assim como os ex-presidentes da República Dominicana, Leonel Fernández, e do Panamá, Martín Torrijos, estiveram durante toda a semana na capital do país para tentar mediar um diálogo entre governo e oposição sob a tutela da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

"Convoquei a Unasul. Nos próximos dias, o secretário-geral Ernesto Sampar e os ex-presidentes virão para nos ajudar a facilitar, como estão fazendo muito bem, tarefas de diálogo, conversas para que a Constituição seja cumprida, para que haja paz", completou o líder venezuelano.

Maduro reiterou que pediu a ajuda da Unasul e dos ex-presidentes para vencer a "cultura do ódio" semeada pela oposição, especialmente pelo presidente do parlamento do país, Henry Ramos Allup. E esclareceu que não se trata de uma negociação sobre seu mandato, como sugeriram rumores no país.

"São uns desvairados os que dizem que Maduro está negociando. É preciso ser bem malvado para dizer isso. Vocês acreditam que sou capaz de negociar e trair o povo? É preciso ser bem perverso e malvado", disse o presidente, reiterando que será sempre "leal" à revolução bolivariana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos