Nova-iorquinos lembram atentados de 11/9 com seis minutos de silêncio

Nova York, 11 set (EFE).- Com seis minutos de silêncio nos principais momentos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 e a leitura dos nomes de todas as vítimas, Nova York lembrou neste domingo uma das piores tragédias na história do país.

Os atos centrais, no local onde se encontravam as Torres Gêmeas, começaram com um primeiro minuto de silêncio e uma badalada de um sino, marcando o momento em que um avião se chocou contra a torre norte do World Trade Center (WTC).

Depois seguiram outros cinco minutos de silêncio para lembrar dos momentos dos diferentes episódios que marcaram essa data, tanto em Nova York como em Washington e no estado da Pensilvânia.

Em 11 de setembro de 2001 dois aviões se chocaram sucessivamente contra as Torres Gêmeas do WTC, outro contra o Pentágono e um caiu na Pensilvânia depois que os passageiros enfrentaram os terroristas para tentar retomar o controle da aeronave.

Às 10h28 local, coincidindo com o momento no qual caiu a torre norte do WTC, foi feito o último minuto de silêncio, após seis badaladas do sino no WTC, enquanto soavam as sirenes das embarcações nas águas que rodeiam a ilha de Manhattan.

Os nomes das cerca de 3 mil pessoas que morreram nos atentados de 11 setembro de 2001 começaram a ser lidos em ordem alfabética, a partir do primeiro minuto de silêncio, por parentes das pessoas que faleceram nessa data.

Entre os participantes dos atos do WTC estavam os candidatos presidenciais mais importantes, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump, além de autoridades da cidade e milhares de familiares das vítimas.

Segundo a emissora de notícia "Fox", que cita fontes anônimas, Hillary se retirou antes do término dos atos do WTC por um "episódio médico" não precisado, precisando de ajuda para entrar no veículo que a levaria embora.

Um porta-voz da campanha de Hillary confirmou que a candidata presidencial decidiu deixar o lugar, 1 hora e meia depois do início da cerimônia, afetada pelo calor.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos