Rei da Tailândia melhora de uma infecção respiratória

Bangcoc, 12 set (EFE).- O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, com 88 anos, melhorou de uma infecção respiratória, segundo informou a equipe médica que lhe atende em comunicado da Casa Real.

No comunicado emitido na noite deste domingo os médicos informaram que o monarca deixou de ter febre e que sua infecção no sangue se suavizou.

Também assinalaram que os testes de raios X não mostram nenhuma infecção nos pulmões, por isso que se deixou de administrar antibióticos a ele.

Os médicos acrescentaram que o rei continua produzindo pouca urina e que seus rins continuam sob uma atenta observação.

O rei Bhumibol permanece internado no Hospital Siriraj de Bangcoc de maneira quase ininterrupta desde há um ano por causa de seu precário estado de saúde.

A Casa Real emitiu desde então 35 comunicados informando sobre sua hospitalização, os últimos quatro na última semana depois que o rei sofreu uma infecção severa.

A última aparição pública do monarca aconteceu no dia 11 de janeiro, quando realizou durante algumas horas uma visita ao palácio real de Chitralada.

O estado de saúde de Bhumibol é um assunto tabu no país devido à lei de lesada altivez, que blinda a Casa Real contra todo tipo de acusações e comentários.

Bhumibol, no trono desde 1946, é o único rei que conheceu a maioria dos tailandeses, que o consideram como um ser quase divino, símbolo de unidade e guia da nação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos