Pelo 3º dia consecutivo, fogo devora Ilha de Tasos

Atenas, 12 set (EFE).- A ilha grega de Tasos, na região mais ao norte do Mar Egeu, sofre pelo terceiro dia seguido com um incêndio, que já deixou quatro bombeiros feridos e provocou danos materiais em vários povoados, que tiveram que ser evacuados.

Diversas vilas das zonas montanhosas de floresta foram esvaziadas por precaução, assim como os dois mosteiros dedicados a São Miguel Arcanjo e São Pantaleão, dos séculos XIII e XVIII, respectivamente. Algumas árvores da área arrasadas pelas chamas estavam se recuperando de um incêndio ocorrido em 1985.

Ontem à noite, 200 bombeiros e um grupo de moradores se dedicaram a apagar o fogo.

O prefeito da capital de Tasos, Hadjiemmanuil Kostas, pediu financiamento especial para obras de proteção e a construção de caminhos florestais.

Hoje, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, chegou à ilha acompanhado do ministro do Interior, Panagiotis Kouroumblis, e alguns outros integrantes do governo. Eles visitaram as zonas afetadas e se reuniram com as autoridades municipais.

O estado de emergência na ilha foi declarado ontem à tarde, perante a impossibilidade de controlar as múltiplas frentes. O fogo também adiou o início do ano letivo, previsto para hoje em toda Grécia, até que a situação em Tasos se normalize.

O incêndio foi provocado no sábado de manhã por um raio, que gerou quatro focos diferentes de incêndio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos