Pentágono confirma que EUA mataram porta-voz do Estado Islâmico

Washington, 12 set (EFE).- O Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira que o porta-voz do Estado Islâmico (EI), Abu Mohammed al Adnani, morreu no último dia 30 de agosto em um bombardeio da coalizão internacional na Síria que também foi reivindicado pela Rússia.

"O ataque aéreo americano que tinha Abu Mohammed al Adnani como alvo foi bem-sucedido", declarou o Pentágono em um breve comunicado, no qual não ofereceu mais detalhes sobre a operação.

Al Adnani, cujo nome verdadeiro é Taha Sobhi Falaha e cuja morte foi informada pelo próprio EI, era o porta-voz oficial do grupo jihadista e costumava emitir mensagens de áudio através da internet, embora poucas vezes tenha sido visto em imagens.

O porta-voz, de origem síria e de 39 anos de idade, morreu na cidade de Al Bab, próxima a Aleppo (norte), quando "supervisionava" operações de seus combatentes, segundo relatos da própria organização jihadista e da agência "Amaq", ligada ao EI.

Moscou também assumiu a responsabilidade pela morte de Al Adnani ao assegurar que morreu como resultado de um bombardeio de um avião russo Su-34 ao sul da cidade de Aleppo, uma informação que os Estados Unidos tinham colocado em dúvida.

O Pentágono, por sua parte, tinha informado do bombardeio aéreo de 30 de agosto, mas não tinha confirmado que o líder jihadista morreu nele.

O Departamento de Estado dos EUA pôs Al Adnani em agosto de 2014 em sua lista de terroristas globais e destinou uma recompensa de US$ 5 milhões às pessoas que oferecessem informações que pudessem levar a sua detenção ou morte.

Al Adnani era um velho conhecido de Washington, já que foi um dos primeiros jihadistas que lutaram contra as forças americanas que invadiram o Iraque em março de 2003.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos