Ataque no Paquistão deixa 2 policiais mortos e 4 feridos

Islamabad, 13 set (EFE).- Pelo menos dois policiais morreram e outros quatro ficaram feridos em uma explosão nesta terça-feira durante a passagem de um veículo policial em Quetta, no oeste do Paquistão, o segundo ataque no país asiático durante o dia de celebração de Eid al-Adha, a festa muçulmana do sacrifício, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

A explosão aconteceu por volta das 16h locais (8h de Brasília), perto da delegacia de Sariab Road, no momento em que passava uma caminhonete que transportava dez policiais, disse um oficial da polícia em Quetta, Ghulam Khan.

"Não temos certeza de que tipo de explosão aconteceu. Não sabemos se foi uma bomba improvisada ou um dispositivo ativado por controle remoto", indicou o oficial.

Khan disse que as primeiras investigações descartaram um ataque suicida e acrescentou que a segurança foi reforçada na região.

Este é o segundo ataque que acontece hoje no Paquistão, depois que dois suicidas tentaram cometer um atentado no início da manhã (horário local) contra uma mesquita xiita na província Sindh, no sul do país.

Nesse atentado, um dos terroristas morreu, enquanto outro ficou ferido e três policiais sofreram lesões. Os dois suicidas portavam coletes com explosivos e tentaram atacar uma reunião xiita quando os integrantes dessa minoria muçulmana celebravam o Eid al-Adha, mas a polícia conseguiu evitar que os agressores entrassem no templo.

No mês passado, Quetta foi alvo de um grave atentado com 72 mortos e mais de 100 feridos.

A cidade é a capital da turbulenta província de Baluchistão, região onde operam grupos armados separatistas, que costumam atentar contra as forças de segurança e outras instituições do Estado, além de facções talibãs e grupos jihadistas.

Apesar dos ataques de hoje, o número de ações terroristas caiu no Paquistão, uma tendência que o governo e o exército atribuem à ofensiva iniciada em junho de 2014 no noroeste do país contra supostos redutos dos talibãs.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos