ONU abre oficialmente 71ª Assembleia-Geral

Nações Unidas, 13 set (EFE).- A ONU abriu oficialmente nesta terça-feira sua 71ª Assembleia-Geral com um ato que serve de antessala para as reuniões dos líderes mundiais na próxima semana.

No evento, o fijiano Peter Thomson assumiu como novo presidente da Assembleia-Geral substituindo o dinamarquês Mogens Lykketof no comando do órgão no qual estão representados dos os países da ONU.

Pela primeira vez na história e seguindo uma decisão da própria Assembleia-Geral, o novo presidente fez hoje um juramento, prometendo ser independente e respeitar o novo código de ética para o cargo criado após um grande escândalo de corrupção.

Thomson fez o juramento com a Carta das Nações Unidas em uma das mãos e acompanhado no palanque por duas de suas netas, de 5 e 7 anos, para simbolizar a importância da agenda global de desenvolvimento para as novas gerações.

Em seu primeiro discurso, o diplomata de Fiji afirmou que terá como grande objetivo avançar na aplicação da estratégia de 17 alvos aprovada no ano passado e, para isso, vai criar uma equipe dedicada especialmente para esse fim.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, celebrou a escolha dessa área como prioridade e lembrou que o primeiro ano de implementação desse tipo de plano é "crucial". "É um momento no qual todos os Estados-membros devem alinhar suas políticas, programas e despesas em favor dos 17 alvos", afirmou o diplomata sul-coreano.

Thomson antecipou, além disso, que colocará entre suas prioridades assuntos como a situação dos refugiados, as crises humanitárias ao redor do mundo e o terrorismo.

Os chefes de Estado e governo do mundo se reunirão em Nova York a partir da próxima segunda-feira, primeiro para uma cúpula sobre refugiados e migrantes. Já na terça-feira, terá início o debate anual da Assembleia-Geral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos