Polícia do México prende esposa de chefe de cartel detido em 2014

Cidade do México, 13 set (EFE).- As autoridades mexicanas capturaram, no estado de Sonora, Clara Elena Laborín Archuleta, esposa do chefe do tráfico Héctor Beltrán Leyva e suposta responsável por grande parte da violência registrada no porto de Acapulco.

O chefe da Divisão de Investigação da Polícia Federal, Omar García, disse em mensagem aos veículos de comunicação que a mulher foi detida na segunda-feira "sem efetuar um só disparo" em Hermosillo, capital de Sonora, junto a seu principal colaborador, que foi identificado apenas como Alan.

Ambos são considerados "os principais geradores de violência em Acapulco", no estado de Guerrero, mas controlavam suas atividades delitivas de Hermosillo.

Laborín "liderava as operações de uma organização delitiva com presença no estado de Sonora" e coordenava "grupos criminosos aliados que operam principalmente no porto de Acapulco", detalhou García, em referência ao cartel dos irmãos Beltrán Leyva.

Héctor Beltrán Leyva, conhecido como "Engenheiro", foi detido no dia 1º de outubro de 2014 em um restaurante do estado de Guanajuato, cinco anos depois de assumir o controle do cartel após a morte de seu irmão Arturo em dezembro de 2009 em um tiroteio com a Marinha, em Cuernavaca (Morelos).

Além do tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e contrabando de armas, este cartel é responsabilizado por vários casos de sequestro, tortura e assassinatos no centro e no sul do país, em particular nos estados de Morelos e Guerrero.

Os irmãos Arturo, Carlos, Alfredo e Héctor começaram suas atividades criminais nos anos 80 no cartel de Guadalajara, que era liderado por Ernesto Fonseca, Miguel Ángel Félix Gallardo e Rafael Caro Quintero.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos