Samper entrega a Maduro carta em que papa Francisco pede diálogo na Venezuela

Caracas, 13 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta terça-feira que se reuniu em Caracas com o secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper, e que recebeu dele uma carta enviada pelo papa Francisco, em que o pontífice expressa apoio ao diálogo político no país.

"Samper me entregou uma carta do papa Francisco. Agradeço ao papa pelas palavras que expresso nessa comunicação entregue pelo ex-presidente Samper. O papa se compromete com os diálogos de paz convocados pelo presidente Nicolás Maduro", disse o líder venezuelano, citando a si próprio.

Durante seu programa semanal de televisão, Maduro agradeceu ao pontífice pela bênção e indicou que Samper estava na Venezuela para revisar a iniciativa de diálogo com os opositores sob a tutela da Unasul a pedido do governo do país.

Nesse sentido, reiterou que estão ocorrendo importantes conversas na Venezuela nos últimos dias, diálogos que estavam sendo conduzidos pela comissão de mediadores internacionais liderada pelo ex-presidente do Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero.

"A proposta era que fossem conversas exploratórias e, por ideia da oposição, que elas fossem secretas. Esses diálogos necessários ocorreram porque quero a paz para a Venezuela, a tranquilidade, a reconciliação e a participação política, sem ameaças de ódio", declarou Maduro durante seu programa televisivo.

Desde maio, o governo venezuelano insiste em dialogar com a oposição, que afirma que não colocará na pauta o fim da convocação de um referendo para revogar o mandato do presidente. Além disso, os opositores impuseram como condições a mediação do Vaticano e a libertação de presos políticos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos