Shimon Peres é internado em hospital após sofrer acidente vascular cerebral

(Atualiza com mais informações).

Jerusalém, 13 set (EFE).- O ex-presidente de Israel Shimon Peres foi transferido nesta terça-feira para um hospital nos arredores de Tel Aviv após sofrer um acidente vascular cerebral, informou sua assessoria em comunicado.

"O nono presidente do Estado de Israel, Shimon Peres, foi internado no Centro Médico Shiba (Tel Hashomer) após sofrer um acidente vascular cerebral", diz o breve comunicado.

"Sua condição é estável, ele está plenamente consciente e está recebendo assistência médica", acrescentou a assessoria na nota.

Peres chegou ao hospital após fazer uma consulta com o médico que recentemente lhe colocou um marca-passo e informá-lo que se sentia fraco.

De acordo com o meio digital "Ynet", Peres foi acompanhado por sua médica particular, a doutora Ayelet Frisch, e foi examinado sobre um fato relacionado com o cérebro.

No dia 5 de setembro uma equipe médica colocou, com sucesso, um marca-passo no ex-presidente israelense.

Em janeiro deste ano, Peres, de 93 anos, recebeu alta após ser internado com urgência por um problema cardíaco.

No último ano, o ex-presidente israelense sofreu algumas arritmias e foi colocado em observação médica. Além disso, o veterano político israelense se submeteu a uma operação para desobstruir uma artéria.

Peres foi presidente de Israel entre 2007 e 2014 e ocupou duas vezes o cargo de primeiro-ministro, e outras duas o de primeiro-ministro interino, além de ter sido ministro em 12 ocasiões durante as mais de seis décadas em que esteve ativo na política israelense.

Em 1994, Peres recebeu após a assinatura dos Acordos de Oslo, que hoje completam 23 anos, o prêmio Nobel da Paz, que dividiu com o primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat, mortos em 1995 e 2004, respectivamente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos