Tempestade tropical Ian avança rumo ao norte do Atlântico sem criar ameaça

Miami, 13 set (EFE).- Ian, a nona tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico, avança nesta terça-feira por águas abertas com ventos máximos sustentados de 45 milhas por hora (75 km/h) sem constituir ameaça para zonas povoadas.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) indicou no últimos boletim que Ian, que se formou ontem, se encontra a 980 milhas (1.735 quilômetros) das Bermudas.

A tempestade tropical se movimenta com uma velocidade de translação de 9 milhas por hora (20 km/h) com rumo nornoroeste, trajetória que, segundo as previsões, manterá nas próximas 48 horas.

Os especialistas do NHC, com sede em Miami, indicaram que Ian pode se fortalecer nas próximas 48 horas.

Nesta temporada, iniciada em 1 de junho, foram formadas nove tempestades tropicais, das quais quatro se transformaram em furacões (Alex, Earl, Gastón e Hermine), que deixaram 66 mortos, a maioria no México pela passagem de Earl.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA) espera uma temporada de furacões no Atlântico algo mais ativa do que o normal, com a formação de entre 12 e 17 tempestades, das quais entre 5 e 8 chegariam a ciclones, e entre 2 e 4 de categoria maior. EFE

emi/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos