Vulcão Ubinas solta coluna de fumaça de 500 metros no sul do Peru

Lima, 13 set (EFE).- O vulcão Ubinas, no sul do Peru, soltou nesta terça-feira uma coluna de fumaça de 500 metros e não se descarta a possibilidade de novas expulsões em seu interior nas próximas horas, segundo um comunicado do Comitê Científico de Monitoração Permanente do país.

O Observatório Vulcanológico do Sul (OVS) e o Observatório Vulcanológico do Instituto Geológico Mineiro e Metalúrgico (OVI) divulgaram um comunicado conjunto no qual não descartam a ocorrência de novas explosões nas próximas horas ou até mesmo dias.

O vulcão Ubinas é o mais ativo do Peru e fica na região de Monquegua. Desde a última sexta-feira, os cientistas vem registrando mudanças significativas no registro de eventos de tipo híbrido, relacionados à ascensão de magma.

O documento do Comitê Científico, formado por ambos os observatórios, acrescentou que identificou um lento processo de pressurização interna (acumulação de energia) e que hoje o vulcão emitiu pequenas colunas de fumaça, que chegaram a 500 metros.

O relatório recomenda às autoridades e à população que vive próxima ao vulcão a não descuidar das ações de prevenção e resposta frente a um eventual aumento da atividade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos