Grupo rebelde ataca oleoduto de petrolífera estatal no Delta do Níger

Abuja, 14 set (EFE).- Um grupo rebelde atacou um oleoduto da Corporação Nacional de Petróleo da Nigéria (CNPN) na região de Ughelli Norte, no Delta do Níger, confirmaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes locais.

Milicianos do Mandato pela Justiça Verde no Delta do Níger (MJVDN), criado recentemente e que não aceita o cessar-fogo assinado por outros movimentos rebeldes, sabotaram na madrugada de terça-feira e inutilizaram parte do oleoduto que cobre a rota de distribuição entre Afiesere e Iwhrenene.

No último ano, vários grupos rebeldes atacaram instalações e infraestruturas petrolíferas da região e obrigaram a reduzir em 29% a produção de petróleo da Nigéria, que já se encontrava imersa em uma grave crise econômica pela queda dos preços.

O movimento reivindicou a autoria do ataque na terça-feira através de um comunicado assinado por um de seus líderes, o general Aldo Agbalaja, embora os danos ocasionados ao oleoduto não puderam ser confirmados até hoje, explicaram as fontes.

Os agressores utilizaram serras para cortar o encanamento em diversas partes do percurso, a fim de dificultar as tarefas de reparação.

O MJVDN se negou a participar das conversas entre o governo nigeriano e grupos rebeldes como o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEDN) e os Vingadores do Delta do Níger (VDN), que assinaram uma trégua em agosto.

A Nigéria depende em grande medida dos ingressos procedentes do petróleo para financiar seu orçamento e obter divisa estrangeira, que depois utiliza para importar produtos de primeira necessidade.

No final de agosto, o governo confirmou que o país tinha entrado oficialmente em recessão, após amarrar dois trimestres consecutivos de crescimento negativo pelos baixos preços do petróleo e a queda da produção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos