Hillary Clinton e Donald Trump divulgam seus históricos médicos

Washington, 14 set (EFE).- Os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump, de 68 e 70 anos respectivamente, tornaram públicos nesta quarta-feira seus históricos médicos para dissipar dúvidas sobre suas capacidades para o cargo.

A campanha da ex-secretária de Estado divulgou uma carta de duas páginas elaborada por sua médica, Lisa Bardack, onde garante que Hillary "é saudável e apta para ser a presidente dos Estados Unidos".

Com este relatório, Hillary Clinton pretende diminuir as suspeitas geradas pela vertigem que sofreu no último domingo durante os atos que lembraram os 15 anos dos atentados do 11 de setembro e que foi causada por uma pneumonia que a obrigou a cancelar seus compromissos de campanha por três dias.

Apesar das palavras da médica, Trump, que durante meses insistiu em que sua adversária tem problemas de saúde que a incapacitam para o cargo de presidente, voltou hoje a mencionar o episódio da tontura durante um ato em Ohio.

"Não sei amigos, vocês acham que Hillary Clinton é capaz de estar aqui de pé durante uma hora e fazer isto? Eu não sei. Não acredito", ironizou o magnata nova-iorquino.

Enquanto isso, Trump, muito a seu estilo, entregou uma cópia de seu histórico médico ao apresentador Mehmet Oz durante um programa gravado de "The Dr. Oz Show" que será transmitido nesta quinta-feira.

Segundo uma assessora da campanha de Trump, Sarah Huckabee, o republicano goza de boa saúde embora poderia perder um pouco de peso, já que atualmente pesa aproximadamente 120 quilos.

No relatório de Hillary, sua médica também sustenta que a ex-primeira-dama "está em excelentes condições mentais" e "se recuperando bem" da pneumonia com antibióticos e repouso.

De acordo com o relatório, durante o ano, Hillary Clinton sofreu apenas uma infecção de ouvido em janeiro, fora a atual pneumonia, e observa que seus valores sanguíneos estavam estáveis, assim como seus problemas de tireoide.

A candidata democrata também sofreu com vários episódios alérgicos durante o ano, que segundo a médica fazem parte de um "padrão" recorrente ao longo de sua vida.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos