ONU espera "sinal verde" em fronteira turco-síria para entrar em Aleppo

Beirute, 14 set (EFE).- Uma carga de ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU) aguarda receber "sinal verde" na fronteira turco-síria para acessar na cidade de Aleppo, a maior do norte da Síria, disse nesta quarta-feira à agência Efe o porta-voz do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) na Síria, David Swanson.

"Temos 40 caminhões na fronteira à espera de receber o sinal verde das partes em conflito para entrar em Aleppo", explicou ele.

Em uma conversa por telefone, Swanson apontou que "a ONU está pronta para entregar ajuda humanitária urgente" aos bairros assediados de Aleppo e que trabalha com as partes na Síria nos detalhes da operação, mas não quis precisar uma data para a entrada da assistência.

"Mesmo assim, não acho que será hoje porque ainda existem informações de algumas violações da trégua em Aleppo", ressaltou.

Swanson indicou que, uma vez que se inicie a operação humanitária, a ajuda chegará à cidade de Aleppo em vários rodízios.

"Primeiro, entrarão 20 caminhões vindos da Turquia, como uma primeira aproximação, com assistência consistente, principalmente comida, e depois está previsto que entrem mais veículos", afirmou.

A entrega de ajuda humanitária aos distritos sitiados de Aleppo é um dos pontos do acordo de cessar-fogo na Síria, alcançado por Rússia e Estados Unidos.

Na noite de segunda-feira entrou em vigor no território sírio a cessação das hostilidades, que reduziu sensivelmente os níveis de violência, apesar algumas violações, e que se prolongará por sete dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos