Presidente luso manda líder opositor "caçar pokémons" após falar de resgate

Lisboa, 14 set (EFE).- O primeiro-ministro luso, António Costa, mandou nesta quarta-feira o líder da oposição conservadora, Pedro Passos Coelho, "caçar pokémons" depois que no dia anterior ele se pronunciou sobre a possibilidade de Portugal necessitar de um segundo resgate.

"Quem anda buscando o diabo deveria se dedicar melhor a caçar pokémons", disse Costa em declarações aos jornalistas em Lisboa, garantindo que "não tem nenhum sentido falar de qualquer resgate" para Portugal.

O chefe do governo luso respondeu assim às palavras pronunciadas por Coelho um dia antes, que disse que o "diabo" poderia chegar neste outono e afirmou que se Portugal voltar a sofrer um "mal maior" como o resgate, seria consequência de um "ato deliberado".

O segundo resgate de Portugal apareceu na agenda midiática lusa depois que o ministro das Finanças, Mário Centeno, assegurou em uma entrevista ao canal americano "CNBC" que sua missão principal é fazer de tudo para evitar que Portugal peça um segundo resgate.

As declarações de Centeno, que surgiram por causa de uma pergunta do jornalista na qual questionava explicitamente um segundo resgate, foram comentadas pelos principais líderes políticos do país.

Inclusive a agência de qualificação Moody's emitiu na terça-feira um comunicado no qual afirmava que o risco de Portugal sofrer um novo resgate financeiro é "baixo", embora não se pode descartar a possibilidade totalmente.

Portugal esteve sob o programa de resgate financeiro do Fundo Monetário Internacional, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu entre 2011 e 2014, quando foi concedido um empréstimo de 78 bilhões de euros em troca de implantar um severo programa de ajustes e reformas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos