Três menores foram detidos em menos de uma semana na França por jihadismo

Paris, 14 set (EFE).- Três menores de 15 anos foram detidos em menos de uma semana em Paris e sua região por preparar supostamente ações violentas e ter recebido instruções de Rachid Kassim, um conhecido jihadista francês do grupo Estado Islâmico (EI) que se encontra na Síria.

O canal "BFM TV" revelou nesta quarta-feira que as forças da ordem tinham detido na quinta-feira passada em Rueil Malmaison, na periferia noroeste de Paris, um adolescente porque se descobriram elementos que apontavam que o mesmo preparava um atentado com caráter "imediato".

O jovem, nascido em novembro de 2000 e fichado pelos serviços secretos, foi acusado e preso no sábado.

Os investigadores descobriram que ele estava na rede de contatos do Telegram de Rachid Kassim, propagandista do EI que está por trás de algumas células jihadistas que atuaram na França nos últimos meses.

No mesmo sábado foi detido no distrito XIII de Paris outro menor de 15 anos que tinha anunciado através do Telegram suas intenções de cometer um ataque jihadista com arma branca e que foi preso na segunda-feira passada, acusado do crime de associação de malfeitores com fins criminosos.

Por último, o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, informou que nesta manhã foi capturado pelos serviços secretos, no distrito XX de Paris, um terceiro jovem de 15 anos que se preparava para atentar rapidamente, segundo foi deduzido a partir do acompanhamento de suas comunicações codificadas.

Como os dois anteriores, estava em contato com Kassim, que também se comunicava através do Telegram com outra célula terrorista desmantelada na semana passada depois que fracassou a tentativa de fazer explodir em 4 de setembro um carro carregado de bujões de butano perto da catedral Notre Dame de Paris.

O rastro do francês propagandista do EI na Síria se encontra também por trás do jihadista que em 13 de junho assassinou dois funcionários da polícia em sua casa de Magnanville, aos arredores de Paris; e de Adel Kermiche, um dos dois assassinos que em 26 de julho degolaram um padre em uma igreja de Normandia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos