Venezuela assume presidência do Movimento de Países Não-Alinhados

Caracas, 14 set (EFE).- A Venezuela assumiu nesta quarta-feira a presidência do Movimento de Países Não-Alinhados (MNOAL) no marco da cúpula da organização na ilha de Margarita, com o que se transforma no terceiro país latino-americano a desempenhar esse posto após Cuba e Colômbia, informou o governo em comunicado.

Embora o ato formal de transferência da presidência à Venezuela por parte do Irã esteja marcado para o próximo sábado durante a cúpula de chefes de Estado e de governo, na prática o país caribenho assumiu a presidência desde que começaram os trabalhos preparatórios na terça-feira passada, segundo o Executivo.

O comunicado destaca que é a primeira vez que a Venezuela assume as rédeas desta organização internacional fundada há 55 anos.

A nota também ressalta que o país assume paralelamente as presidências rotativas da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e do Mercosul, apesar de os membros fundadores deste bloco não reconhecerem a presidência da Venezuela por supostamente descumprir os estatutos internos.

A cúpula do MNOAL começou na terça-feira com as reuniões das comissões técnicas de política e de economia social, primeiro ponto de uma série de reuniões que incluirá um encontro entre chanceleres na quinta-feira que será presidido pela venezuelana Delcy Rodríguez.

Por sua parte, os presidentes Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador), Mahmoud Abbas (Palestina) e Hassan Rohani (Irã) já confirmaram sua presença na reunião de chefes de Estado do final de semana.

Vários chanceleres chegaram hoje a Margarita para o encontro de ministros das Relações Exteriores, que começará amanhã, entre eles o cubano Bruno Rodríguez, o dominicano Miguel Vargas e a indiana Sushma Swara.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos