Hillary retoma campanha e diz que errou ao manter eventos após diagnóstico de pneumonia

Em Washington

  • Brian Snyder/Reuters

A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, reconheceu nesta quinta-feira seu erro de tentar seguir em campanha apesar de ter sido diagnosticada com pneumonia, mas ressaltou que sua casa era "o último lugar" onde queria estar, faltando "dois meses para as eleições".

"É uma maravilha estar de volta à campanha", garantiu Hillary em um comício em Greensboro (Carolina do Norte), sua primeira aparição após três dias de repouso por recomendação médica. No último fim de semana, a ex-secretária de Estado passou mal em um evento em homenagem às vítimas dos atentados de 11/9 em Nova York.

Hillary afirmou que, "faltando dois meses para as eleições", nas quais enfrenta seu rival republicano Donald Trump, "o último lugar onde queria estar era em casa".

A candidata democrata aproveitou a ocasião para criticar Trump, a quem qualificou de "elemento perigoso".

"Eu confesso, nunca serei o 'showman' que meu oponente é, e isso está OK. Mas eu vou trabalhar para vocês e suas famílias", disse Hillary em um ato de apenas 20 minutos de duração.

Por último, a candidata comentou que as pessoas a acusam "de muitas coisas", mas nunca a abandonam.

Após terminar seu discurso, Hillary deve se transferir para a capital americana para oferecer um discurso no o Instituto do Caucus Hispano del Congreso (CHCI) por causa do começo do Mês da Herança Hispânica, uma celebração da qual também participará o presidente Barack Obama.

Apesar de Hillary manter vantagem nas pesquisas sobre Trump, nas últimas semanas a distância se reduziu e, em alguns estados, considerados chave ('swingstates') como Ohio e Flórida, o magnata nova-iorquino aparece na frente da ex-secretária de Estado, o que indica uma disputa mais apertada que o esperado.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos