Mauricio Macri visitará Espanha em fevereiro

Buenos Aires, 15 set (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, anunciou em entrevista exclusiva à Agência Efe que visitará a Espanha no final de fevereiro de 2017 por ocasião da feira de arte Arco, na qual seu país será o "convidado de honra".

"Acredito que primeiro vou eu, em fevereiro, à feira Arco", disse Macri ao ser perguntado se iria antes à Espanha do que receberia uma visita do rei Felipe VI à Argentina.

O presidente argentino, que é descendente de espanhóis por parte de mãe, Alicia Blanco Villegas, afirmou estar "ansioso" para ir à Espanha, lembrou que visitou o país europeu em várias ocasiões, seja como prefeito de Buenos Aires ou, especialmente, como presidente do Boca Juniors, "para vender jogadores ou comprar jogadores de clubes espanhóis".

Sobre as relações com a Espanha e suas expectativas de que os empresários do país invistam na Argentina, Macri argumentou que as duas nações são "irmãs".

"Temos uma longa história, eu sou neto de descendentes de espanhóis; a metade da Argentina o é, e os espanhóis nos conhecem mais do que ninguém e sabem quem é quem e interpretar a realidade da Argentina", disse.

Também em relação à Espanha, Macri contou que se sente muito mais próximo do presidente Mariano Rajoy do que de seu antecessor, José Luis Rodríguez Zapatero, embora tenha o mesmo apreço pelos ex-presidentes José María Aznar, correligionário do primeiro, e Felipe González, do mesmo partido que o segundo.

Perguntado se gostaria que Rajoy continuasse a governar a Espanha, Macri afirmou que teve com ele "uma longa relação", o "respeita muito" e acredita que teve "uma atitude de muita coragem em um momento de crise, quando herdou o governo de Zapatero", e que "conseguiu conduzir a Espanha lentamente na direção correta". EFE

jav-pddp/id

(foto) (vídeo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos