Milhares de hindus e budistas pedem proteção à "menina deusa" no Nepal

Katmandu, 15 set (EFE).- A "kumari", a "menina deusa" de Katmandu, reuniu nesta quinta-feira milhares de devotos hindus e budistas no Nepal, que lhe pediram proteção durante a passagem de sua procissão em um carro alegórico pelo centro da capital, que ainda não se recuperou plenamente do terremoto do ano passado.

Ambas as religiões compartilham o culto por deuses como Kurami e Indra, que também é venerada no festival Indra Jatra, celebrado durante uma semana nesse país de maioria hindu, mas que convive com comunidades minoritárias, como a budista.

"O festival é uma cerimônia de ação de graças ao deus Indra pela chuva e para rogar a bênção da deusa Kumari", explicou à Agência Efe um integrante do comitê organizador do festival, Babu Shakya.

A presidente do Nepal, Bidhya Devi Bhandari, acompanhada de outros políticos e de embaixadores de vários países, se uniu aos fiéis de ambos os credos em Basantapur Durbar Square, a praça do centro da cidade onde monumentos protegidos pela Unesco ainda exibem as marcas dos danos causados pelo terremoto de abril de 2015.

A "deusa menina" colocou na testa da chefe de Estado nepalesa a sagrada "tika", uma mistura de pó vermelho e arroz que representa um sinal de bênção, e recebeu em troca um presente.

Durante séculos, os reis do país do Himalaia foram os protagonistas deste momento, até que em 2008 a nação asiática se transformou em uma república.

A procissão acompanhada de bandas de música, danças tradicionais e milhares de crentes dá início ao terceiro dia do festival, que dura uma semana, e prossegue por várias partes do país nos dias restantes, relatou Shakya.

As "kumaris" são meninas reverenciadas como deusas vivas até que alcançam a puberdade, após um processo de seleção por parte de um conselho de sacerdotes que buscam cerca de 30 virtudes como beleza, testa larga e disposição "reservada".

A tradição das "kumaris" começou no século XVII e elas são consideradas as protetoras do país, como reencarnação da deusa Taleju, que também é chamada de Durga.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos