Várias lideranças globais confirmam presença na assinatura da paz na Colômbia

Bogotá, 15 set (EFE).- Pelo menos 13 presidentes da América Latina e os chefes dos principais organismos multilaterais confirmaram sua presença no ato de assinatura do acordo de paz da Colômbia que acontecerá no dia 26 deste mês em Cartagena, informou nesta quinta-feira a chanceler colombiana, María Ángela Holguín.

Entre os que confirmaram presença estão os presidentes de Cuba, Raúl Castro, cujo país foi anfitrião dos diálogos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc); da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Chile, Michelle Bachelet, fiadores do processo de paz.

Também estarão presentes os governantes Enrique Peña Nieto (México), Jimmy Morales (Guatemala), Juan Orlando Hernández (Honduras), Salvador Sánchez Cerén (El Salvador), Juan Carlos Varela (Panamá), Luis Guillermo Solís (Costa Rica), Rafael Correa (Equador), Pedro Pablo Kuczynski (Peru), Horacio Cartes (Paraguai) e Danilo Medina (República Dominicana).

Holguín disse que também presenciará a assinatura da paz o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, que chegará em Bogotá no dia 24 deste mês, onde se reunirá com o presidente Juan Manuel Santos, e no dia seguinte viajará para Cartagena.

Também participarão os secretários-gerais das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

Outros confirmados são a alta representante da União Europeia para Relações Exteriores, Federica Mogherini; os presidentes do Banco Mundial (BM), Jim Yong Kim; do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno.

No último dia 2 de setembro o presidente Santos anunciou que o acordo de paz será assinado em Cartagena, com o que se porá fim a um conflito armado de 52 anos com as Farc.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos