Cúpula da UE define como objetivo frear chegada descontrolada de refugiados

Bratislava, 16 set (EFE).- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que um dos objetivos marcados pela União Europeia na cúpula realizada nesta sexta-feira em Bratislava é "nunca mais permitir a chegada descontrolada de refugiados".

Assim declarou Tusk ao término da cúpula em Bratislava que reuniu todos os líderes da UE, menos do Reino Unino, a primeira deste tipo desde o referendo em que o país decidiu sair da UE.

O ex-primeiro-ministro da Polônia afirmou que a Europa deve readquirir o controle de suas fronteiras sob os princípios do espaço de livre circulação de Schengen.

Nesta cúpula, realizada para fixar o futuro e as prioridades da UE dos 27 parceiros, sem o Reino Unido, um dos temas a tratar foi o das crises migratórias.

"Nunca mais permitir a chegada descontrolada de refugiados e pôr o controle de nossa fronteiras de novo sob o sistema Schengen", se referiu Tusk a um destes objetivos.

Tusk garantiu que o medo e a insegurança que sofrem muitos cidadãos europeus é real e é um tema que é preciso atender.

"O fato de que milhões de europeus se sentem inseguros é real. Estão preocupados pela falta de controle, há temores pela emigração, pelo terrorismo e pelo futuro econômico e social", admitiu.

"Estamos determinados a não repetir passados erros e avançar com soluções na Europa dos 27. As coisas não vão ser como até agora", prometeu.

O presidente do Conselho disse que a "triste" saída do Reino Unido abriu um debate franco sobre as raízes da atual situação política do clube comunitário.

O líder também se referiu ao "roteiro" aprovado hoje em Bratislava, no qual estão incluídos outros assuntos, como o acordo de refugiados com a Turquia, o apoio aos países na luta contra o terrorismo e conseguir mais cooperação econômica e investimentos e mais opções para os jovens europeus.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos