Governador de província argentina é agredido após vazamento de cianureto

Buenos Aires, 16 set (EFE).- Um grupo de manifestantes agrediu e jogos ovos no governador da província de San Juan, no noroeste da Argentina, Sergio Uñac, depois que na quarta-feira aconteceu um vazamento de cianureto na usina operada pela multinacional mineradora Barrick Gold na região.

A empresa canadense detectou um vazamento de solução cianurada na mina de ouro Veladero, justamente um ano depois de um incidente similar no mesmo lugar, o que gerou grande polêmica e que ainda é investigado pela Justiça.

Por ocasião deste fato, o governador se dirigiu hoje à cidade de Jáchal, nos arredores da mina, para falar com os moradores, que se manifestam desde quarta-feira passada.

Depois que Uñac lhes comunicou que não pode decretar o fechamento da usina, moradores e ativistas atacaram o governador e o prefeito da cidade, Miguel Vega, e lhes jogaram ovos, segundo relatos de fontes policiais.

Em comunicado publicado no perfil de Facebook de um dos grupos ecologistas envolvidos, os ativistas qualificaram a visita do governador como uma "provocação" a uma comunidade "absolutamente golpeada" e o acusaram de ter desatendido a atividade da empresa na província e de não fazer nada para fechar a mina ao ar livre.

Após o incidente, no qual não ocorreram detenções, Uñac se dirigiu até o município de Iglesia, o mais próximo a Veladero, onde conseguiu dialogar com os moradores sem inconvenientes.

"Vamos abrir a mina para que, quem queira tirar dúvidas, possa fazer isso", declarou o governador à agência oficial "Télam", acrescentando que seu Executivo imporá "uma multa exemplar" sobre a Barrick.

Ontem, o Ministério Público pediu que seja aberta uma investigação sobre a atividade da Barrick Gold na mina de Veladero após o segundo vazamento de cianureto em menos de um ano, um acidente que, segundo a multinacional, não acarretou riscos para a saúde e o meio ambiente.

Além disso, a Barrick Gold anunciou a suspensão temporária de suas operações na jazida enquanto concluem as tarefas de inspeção na área de tratamento com dissolventes da mina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos