Hillary ataca Trump por ele não reconhecer que Obama nasceu nos EUA

Washington, 15 set (EFE).- A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, atacou nesta quinta-feira novamente seu rival republicano, Donald Trump, e insistiu que a recusa dele reconhecer que o presidente Barack Obama tenha nascido nos EUA é um mais exemplo de "intolerância".

Hillary fez alusão ao recente episódio, protagonizado pelo magnata, durante seu discurso na 39ª Gala do Instituto do Caucus Hispânico do Congreso (CHCI, sigla em inglês), onde voltou a defender os latinos, os mesmos que Trump chamou no passado de "criminosos e estupradores".

"Foi lhe perguntado mais de uma vez: Onde nasceu o presidente Obama? E não disse Havaí. Não disse Estados Unidos", explicou a candidata, quem voltou nesta quinta à campanha eleitoral após três dias de descanso por prescrição médica ao ser diagnosticada com pneumonia.

A democrata estava se referindo a uma declaração de Trump em entrevista publicada pelo jornal "The Washington Post", que foi perguntado se "acredita" que Obama teria realmente nascido no Havaí, o magnata disse que responderia isso "no momento oportuno".

Hillary também contou a história de um menino de 11 anos com origens equatorianas, porto-riquenhas e colombianas, Francisco, cuja mãe escreveu à ex-secretária de Estado contando que a criança se nega a tirar um adesivo de sua roupa onde se lê: "O amor vence o ódio".

A ex-secretária de Estado insistiu nas diferenças de suas políticas e ideais para a comunidade latina contra o multimilionário, e insistiu que as eleições de novembro são especialmente chave para essa minoria diante da "perigosa" retórica do magnata.

"Eles não são estranhos. Eles não são intrusos. São nossos vizinhos, nossos colegas, nossos amigos, nossas famílias. Eu estou com vocês", afirmou na cerimônia, que celebrou o início do Mês da Herança Hispana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos