Nova tempestade tropical se forma no Atlântico

Miami, 16 set (EFE).- Karl, a 11ª tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico, se formou nesta sexta-feira em águas abertas ao leste do Atlântico, enquanto a também tempestade Julia continua diante da costa sudeste dos EUA.

Karl apresenta ventos máximos sustentados de 45 milhas por hora (75 km/h) e se desloca rumo ao leste com uma velocidade de translação de 13 milhas por hora (20 km/h), indicou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA em seu último reporte.

A tempestade tropical se encontra a 640 milhas (1030 quilômetros) ao oeste-noroeste das ilhas de Cabo Verde, diante da costa noroeste africana, e a 1.087 milhas (3.005 quilômetros) das ilhas de Sotavento.

Espera-se que a tempestade gire rumo ao sul-sudoeste no sábado pela noite.

Enquanto isso, a depressão Julia, que se fortaleceu na tarde de quinta-feira e voltou a adquirir condições de tempestade tropical, continua sua trajetória "inconstante" diante do litoral sudeste dos Estados Unidos.

Julia arrasta ventos máximos sustentados de 40 milhas por hora (65 km/h) e se desloca lentamente para sudeste com uma velocidade de translação de 5 milhas por hora (7 km/h).

A tempestade está a umas 215 milhas (345 quilômetros) de Cabo Fear (Carolina do Norte) e a 240 milhas (390 quilômetros) de Charleston (Carolina do Sul).

Os cientistas do NHC, com sede em Miami, dizem que a trajetória "lenta" e "errática" de Julia se manterá durante as próximas 48 horas.

Por outro lado, a também tempestade tropical Ian continua seu rápido avanço para nordeste por águas abertas do Atlântico e espera-se que se transforme em um fenômeno pós-tropical na tarde de hoje.

Nesta temporada, iniciada em 1 de junho, se formaram 11 tempestades tropicais, das quais quatro se transformaram em furacões (Alex, Earl, Gaston e Hermine), que deixaram 66 mortes, a maioria registradas no México pela passagem de Earl.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos