Obama se reunirá com presidente da Colômbia e premiê do Iraque na ONU

Washington, 16 set (EFE).- Durante a Assembleia-Geral da ONU na próxima semana, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, para expressar apoio na implementação da paz no país e com o primeiro-ministro do Iraque, Haider al Abadi, para debater sobre o combate ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O porta-voz do Conselho Nacional de Segurança (NSC) da Casa Branca, Ned Price, informou que a reunião entre Obama e Santos será realizada na próxima quarta-feira, em Nova York.

O encontro entre os dois líderes ocorre após o acordo de paz firmado pelo governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), após quatro anos de negociações, e que põe fim ao conflito armado mais longo da América Latina.

Price disse que Obama oferecerá apoio para implementar o acordo de paz e ajudar em assuntos como a retirada de minas terrestres, o desenvolvimento econômico e a luta contra o narcotráfico. Além disso, o presidente norte-americano quer reiterar seus comprimentos a Santos pelo pacto, que também contou com apoio dos EUA.

Na segunda-feira, Obama se reunirá com o Abadi, com quem conversará sobre o combate ao EI, indicou a Casa Branca em nota.

Um dia depois, o líder norte-americano se encontrará com o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, com quem tratará sobre os progressos na luta contra o grupo jihadista Boko Haram. Além disso, serão abordadas possibilidades de cooperação e apoio à consolidação do governo do país contra os terroristas.

Obama discursará no plenário da Assembleia-Geral da ONU na terça-feira, em seu último pronunciamento no órgão de sua presidência. O presidente dos EUA aproveitará a oportunidade para revisar seus progressos e apontar os desafios sobre o futuro.

O discurso terá como foco os principais temas da agenda da Assembleia-Geral, entre eles o problema dos refugiados, especialmente os oriundos dos cinco anos da guerra civil na Síria, e sobre o acordo de Paris para lutar contra a mudança climática.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos