Supertufão Meranti é rebaixado para tempestade tropical na China

Pequim, 16 set (EFE).- O supertufão Meranti, que causou uma morte e deixou 51 feridos durante sua passagem por Taiwan, foi rebaixado para tempestade tropical um dia após chegar à China, onde segue provocando fortes chuvas nas regiões litorâneas.

As chuvas atingem nesta sexta-feira a província de Jiangsu, Xangai e ainda Taiwan, e a previsão é que continuem até sábado, previu o Centro Nacional Meteorológico, que emitiu um alerta azul (a mais baixa em gravidade de uma escala de quatro cores).

Meranti, o tufão mais forte que atingiu Taiwan os últimos 21 anos, chegou à cidade de Xiamen, na província chinesa de Fujian, às 3h05 (hora local) de quinta-feira.

Em seguida, a velocidade do vento diminuiu para cerca de 118 km/h, já que na quarta, em Taiwan, as rajadas chegaram aos 263 km/h.

Mesmo assim, se trata do pior tufão que atinge Fujian desde 1949, e imagens divulgadas por veículos de imprensa locais mostraram os vidros de grandes edifícios destruídos nas ruas. Além disso, mais de 3,2 milhões de lares da província ficaram sem energia elétrica em algum momento.

Ainda 1,44 milhões seguiam sem eletricidade ontem à noite nesta província, além disso, mais de 300 mil moradores de Fujian tiveram que ser retirados de suas casas, e outras 63 mil de Zhejiang foram realojadas.

Não há registro de vítimas pelo tufão na China, enquanto em Taiwan - aonde outro tufão de menor potência, o Malakas, deve chegar no sábado - causou uma morte e deixou 51 pessoas feridas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos