Vídeo mostra suposta entrada de militares americanos no norte da Síria

Beirute, 16 set (EFE).- Um vídeo divulgado na internet por opositores sírios mostra a suposta passagem de um comboio militar dos Estados Unidos pela região síria de Al Rai, no norte da província de Aleppo e na fronteira com a Turquia.

Na gravação, cuja autenticidade não pôde ser verificada, é possível ver uma caravana de veículos 4x4 e carros de combate que passam por uma estrada em Al Rai.

O autor do vídeo, que não se identifica, assegura que são soldados americanos.

Em outra gravação divulgada na internet se vê também a passagem dos veículos militares dos EUA, além de vários combatentes sírios protestando contra a presença de soldados americanos no país árabe.

Um dos milicianos, que aparece mascarado, gritou através de um alto-falante palavras de ordem contra os americanos, como "Deus não deixa lugar para vocês entre nós", que pronunciou entre insultos proferidos por outros combatentes, que ainda mostravam seu desejo de que fossem degolados.

Em um momento do vídeo, a câmera foca um veículo dos combatentes com um adesivo que diz "Livres do Leste".

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, que citou ativistas locais, revelou que os militares e assessores americanos deixaram a cidade de Al Rai, mas que continuam em território sírio.

A ONG destacou que cinco facções sírias, entre as quais figura os Livres do Leste, vinculados à Turquia, anunciaram sua rejeição a participar de uma nova operação para ampliar as áreas sob seu controle em Aleppo, a menos que os analistas militares e os soldados dos EUA saiam da Síria.

Esta fonte informou hoje da entrada de forças e veículos turcos no Estado árabe em pontos sob o domínio de facções islâmicas, que são respaldadas pela Turquia.

Os soldados turcos entraram em território sírio justamente através de Al Rai.

Segundo o Observatório, o objetivo das forças turcas é continuar com seu respaldo aos grupos sírios que lutam contra a organização terrorista Estado Islâmico (EI) e expandir seu domínio além do triângulo formado pelas cidades de Jarablus, Al Rai e Al Bab.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos