Radicais lançam fogos de artifício contra embaixada russa em Kiev

Kiev, 17 set (EFE).- Cerca de 20 radicais lançaram neste sábado fogos de artifício e uma bomba de fumaça contra o edifício da embaixada russa em Kiev, na Ucrânia, às vésperas das eleições legislativas que acontecerá amanhã na Rússia em todo seu território, incluindo a anexada Crimeia.

"No início da madrugada, 20 radicais lançaram uma bomba de fumaça e dispararam fogos de artificio contra a embaixada. Por sorte, não houve incêndio e nem feridos, embora o edifício tenha sido danificado", disse a embaixada.

Os radicais, que atacaram a embaixada com capuzes, foram detidos pela polícia ucraniana, que apreendeu o ônibus onde foram realizados os disparos contra o edifício.

Menos de 24 horas para a abertura dos colégios eleitorais na própria embaixada e nos três consulados russos em território ucraniano, Kiev não esclareceu se vai garantir a segurança em torno dessas legações para que os cidadãos russos residentes na Ucrânia possam exercer seu direito a voto sem medo de ser agredidos.

A presidente do Comitê Eleitoral Central russo, Ella Panfilova, deixou claro hoje que a Rússia abrirá seus colégios eleitorais na Ucrânia, apesar da ameaça do presidente ucraniano, Petro Poroshenko, de não permitir as votações nas sedes diplomáticas russas, a menos que a Rússia desista de realizar as eleições na Crimeia.

"Fizemos tudo o que precisávamos. Todas as cédulas estão em seu lugar e os colégios estão prontos. A segurança a deve garantir o Estado em cujo território se encontram nossos colégios eleitorais", disse Ella Panfilova aos jornalistas.

Já o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou ontem que tanto na embaixada em Kiev, como nos consulados de Odessa, Lviv e Carcóvia, terão locais de votação para os russos que residem na Ucrânia.

Apesar suas ameaças, as autoridades ucranianas não explicaram como pretendem evitar as votações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos