Ataque contra quartel na Caxemira indiana mata 17 soldados

Nova Délhi, 18 set (EFE).- Pelo menos 17 soldados morreram em um ataque terrorista contra a base militar de Uri na Caxemira indiana, no qual também quatro supostos insurgentes foram abatidos.

A agência local "ANI" informou do balanço parcial de mortes, acrescentando que a operação de busca nos arredores continua e que o ministro da Defesa, Manohar Parrikar, viaja para Srinagar capital do estado de Jammu e Caxemira.

O Comando Norte do Exército indiano informou através da rede social Twitter que 17 soldados morreram como consequência de um ataque contra a base de Uri, instalação militar que abriga um batalhão de infantaria situado perto da linha de controle com o Paquistão (fronteira de fato).

A fonte afirmou que o ataque aconteceu de madrugada, quando um grupo de terroristas fortemente armados atacou a base, assinalando que na operação posterior de resposta morreram os agressores.

O Comando Norte explicou que no momento do ataque um amplo contingente de tropas que tinham acabado sua missão estava em tendas e alojamentos temporários nos quais aconteceu um incêndio.

Acrescentou que a operação de busca na região continua.

O ministro do Interior, Rajnath Singh, informou através de sua conta no Twitter do ataque e anunciou uma reunião de emergência da equipe de segurança do governo.

A Índia acusou reiteradamente o Paquistão de apoiar o "terrorismo além da fronteira" e de permitir e patrocinar o funcionamento em seu território de grupos terroristas que têm como objetivo atacar alvos indianos.

A Caxemira, um dos territórios mais militarizados do mundo, é objeto de litígio entre Paquistão e Índia, que travaram por este território duas guerras e vários conflitos bélicos menores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos