Estado Islâmico derruba avião militar sírio em Deir ez Zor

Cairo, 18 set (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) derrubou neste domingo um avião Mig das Forças Armadas da Síria nos arredores da cidade de Deir ez Zor, informaram a ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos e a agência de notícias dos jihadistas, "Amaq".

A aeronave foi derrubada no monte Al Zadra, perto do aeroporto militar de Deir ez Zor, segundo o Observatório, que disse que há indícios da morte do piloto.

A "Amaq", por sua vez, limitou-se a afirmar, em um breve comunicado, que "bombardeios de combatentes do Estado Islâmico" derrubaram um avião de guerra das forças do regime em Deir ez Zor.

O monte Al Zadra foi ontem alvo de um bombardeio por erro da coalizão internacional que causou a morte pelo menos 90 soldados e feriu 110, de acordo com o Observatório.

Este ataque permitiu aos jihadistas tomar momentaneamente o controle da região, que depois foi recuperada pelas Forças Armadas, contando com a cobertura de aviões militares russos.

Os bombardeios russos contra posições do EI em Deir ez Zor causaram nas últimas horas a morte de pelo menos 38 extremistas, acrescentou a ONG.

Quase toda a província de Deir ez Zor está dominada pelos radicais, exceto alguns bairros de sua capital homônima e o aeroporto militar, que estão em poder das forças do governo de Bashar al Assad.

A trégua vigente na Síria desde a última segunda-feira e até a meia-noite de hoje não inclui os territórios controlados pelo EI, nos quais tanto a coalizão internacional liderada pelos EUA como aviões russos e sírios continuaram a realizar missões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos