Iraque espera que resultado de eleições nos EUA não afete luta contra EI

Bagdá, 18 set (EFE).- O primeiro-ministro do Iraque, Haider al Abadi, disse neste domingo que deseja que os resultados das eleições presidenciais nos Estados Unidos não afetem o apoio que o governo em Washington proporciona ao país na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

O chefe do governo também ressaltou em entrevista coletiva em Bagdá que seu país ainda precisa da ajuda da coalizão internacional liderada pelos americanos em sua luta contra os extremistas e destacou que esta aliança gera ao Iraque respaldo aéreo, treinamento militar, armamento e assessoria no tema e que a presença de tropas turcas no norte do Iraque dificulta os esforços para acabar com o EI.

"Se a Turquia é séria na luta contra o EI, deve responder (positivamente) ao nosso pedido de retirar suas tropas (do Iraque)", disse.

Vizinho da Turquia ao norte, ele explicou que o Iraque quer manter "bons laços" com o governo em Ancara, mas este país "insiste em manter suas tropas nas proximidades de Mossul", último reduto do EI no Iraque.

Al Abadi afirmou que seu governo esta comprometido com a libertação de Mossul e para isso existe um "calendário definido", embora não tenha informado a data de início da ofensiva para recuperar o controle da cidade. Ontem, o primeiro-ministro revisou as forças enviadas para a cidade de Al Qayara, durante os preparativos dessa operação militar.

O general Abdullah al Jabouri informou à Efe que Al Abadi se reuniu com os responsáveis do Comando das Operações para a Libertação de Ninawa para debater os últimos preparativos para a ofensiva em Mossul, capital da província de Ninawa.

O Exército iraquiano prepara há meses e prometeu em várias ocasiões a libertação de Mossul, nas mãos dos extremistas desde junho de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos