Comboio humanitário entra em zona assediada do centro da Síria

Beirute, 19 set (EFE).- Um comboio de 45 caminhões com ajuda humanitária entrou nesta segunda-feira na zona assediada de Telbise, no norte da província central síria de Homs, informou à Agência Efe a porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Damasco, Ingy Sedky.

A fonte explicou que a caravana humanitária, organizada conjuntamente pelo CICV, a ONU e o Crescente Vermelho Síria, levou assistência para 84 mil pessoas consistente em alimentos, água e materiais para saneamento básico.

A ajuda inclui 16,8 mil cestas de comida, mil pacotes de alimentos para cozinhas coletivas e material para reparar poços e a rede de água da população.

Sedky indicou que ontem outros dez caminhões conseguiram chegar à área.

Telbise é uma população situada a 13 quilômetros ao norte da cidade de Homs, capital da província homônima, e está assediada militarmente desde 2012.

A entrada da ajuda ocorre depois que na passada meia-noite expirou a trégua de uma semana na Síria, sem que por enquanto as partes adversárias tenham declarado seu fim ou seu prolongamento, embora a Rússia considerou hoje que o cumprimento unilateral do cessar-fogo é "inútil".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos