Secretário de Estado vaticano irá à cerimônia do acordo de paz na Colômbia

Cidade do Vaticano, 19 set (EFE).- O secretário de Estado vaticano, Pietro Parolin, assistirá à cerimônia que será realizada em 26 de setembro em Cartagena das Índias para a assinatura do acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O diretor do escritório de imprensa do Vaticano, Greg Burke, confirmou nesta segunda-feira à Agência Efe que o cardeal, "número dois" da Santa Sé, chegará à Colômbia diretamente desde Nova York onde dias antes participará da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O papa Francisco se mostrou há alguns dias satisfeito pelo recente acordo de paz e reiterou seu apoio para que haja concordância e reconciliação de todo o povo da Colômbia, mediante um comunicado.

Naquela ocasião, o papa também quis precisar a recusa por parte do Vaticano de nomear um representante para participar do comitê de seleção dos Magistrados que conformarão a Jurisdição especial para a paz.

O convite chegou ao papa Francisco em 12 de agosto, mas o Vaticano, "considerando a vocação universal da Igreja e a missão do Sucessor de Pedro como Pastor do povo de Deus, acredita que seria mais apropriado que dita tarefa fosse confiada a outras instâncias".

Francisco confirmou em várias ocasiões seu desejo de viajar à Colômbia assim que a paz for assinada, por isso que a visita do pontífice pode ocorrer no começo do próximo ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos