EUA enviarão mais 2 bombardeiros para Coreia do Sul, afirmam fontes de Seul

Seul, 20 set (EFE).- A força aérea dos Estados Unidos enviará nesta semana mais dois bombardeiros para a Coreia do Sul, em uma nova demonstração de força perante a Coreia do Norte após seu quinto teste nuclear e vários avanços em matéria armamentista, informaram nesta terça-feira fontes oficiais do governo em Seul à agência local "Yonhap".

Nesta ocasião, serão dois bombardeiros estratégicos subsônicos de longo alcance B-52 Stratofortress, que chegarão à base aérea de Ousam em Pyeongtaek, que fica cerca de 70 quilômetros ao sul de Seul, indicou a fonte sem revelar o dia exato da operação.

No último dia 13, dois bombardeiros supersônicos B-1B Lancer, enviados da base da força aérea americana em Guam, no Pacífico, sobrevoaram a Coreia do Sul como sinal de advertência ao regime de Kim Jong-un após seu último teste nuclear.

Os B-52 Stratofortress devem permanecer na base aérea dos EUA na Coreia do Sul durante vários dias, onde poderão ser apresentados ao público no fim de semana durante um evento, declarou a fonte à "Yonhap".

A presença desses novos bombardeiros americanos na Coreia do Sul poderia elevar ainda mais a tensão na região depois do quinto teste nuclear da Coreia do Norte, realizado no último dia 9.

O teste gerou forte condenação na comunidade internacional, e possivelmente o Conselho de Segurança da ONU vai impor novas sanções ao regime de Kim Jong-un.

Além disso, Pyongyang anunciou hoje que testou com sucesso o motor de um novo foguete espacial, uma ação criticada por Seul ao considerar que isto se trata de um avanço em sua tecnologia de mísseis balísticos intercontinentais.

Os Estados Unidos mantêm desde a Guerra da Coreia (1950-53) uma aliança militar com a Coreia do Sul pela qual se compromete a defender seu aliado em um hipotético conflito com a Coreia do Norte. EFE

aaf/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos