Incêndio florestal destrói mais de 5.000 hectares de floresta nativa no Peru

Lima, 20 set (EFE).- O incêndio florestal que afeta há 11 dias uma área da província de Satipo, na região de Junín, no centro do Peru, destruiu 5.144 hectares, 70% deles de floresta nativa, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

Uma nota do Serviço Nacional Florestal e de Fauna Silvestre (Serfor) afirmou que os últimos voos realizados pela Força Aérea do Peru (FAP) permitiram determinar que existiram 28 focos de incêndio, cinco dos quais ainda se mantêm ativos.

Especialistas do Serfor e da Administração Técnica Florestal e de Fauna Silvestre (ATFFS) estimaram que a área de influência do incêndio chegou a 19.000 hectares e que as comunidades com maior risco de serem afetadas são Chiquireni e Potsoteni.

O incêndio suscitado nas margens esquerda e direita do rio Ene pôs em perigo as comunidades que habitam a região e ocasionou perdas nos recursos florestais e de fauna silvestre.

Desde o último dia 10 de setembro, as autoridades fizeram sete sobrevoos na área e um helicóptero da Força Aérea realizou 54 descargas de água por meio do uso de bolsas especiais para combater incêndios conhecidas como "Bambi Bucket".

Além das ações aéreas, uma brigada de especialistas guiada por indígenas da região colocou faixas corta-fogo, com o objetivo de minguar o avanço das chamas por terra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos