Paine se degrada a tempestade tropical e se aproxima do litoral mexicano

México, 20 set (EFE).- Paine se degradou até se transformar em tempestade tropical e se aproxima do litoral de Baja California, no México, onde deve ocasionar fortes tempestades, informou nesta terça-feira o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

"A tempestade tropical Paine está ao oeste de Baja California Sur, com tendência a se debilitar", indicou o organismo em seu último boletim.

O SMN espera chuvas de 50 a 75 milímetros (mm) em Baja California e tempestades fortes (de 25 a 50 mm) nos estados de Baja California Sur e Sonora.

O fenômeno, que se formou no domingo a partir da depressão tropical Dezessete-E e chegou a ser furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson, fica a 315 quilômetros ao sul-sudoeste de Punta Eugenia e a 460 quilômetros ao oeste de Cabo San Lázaro, ambos no noroeste estado de Baja California Sur.

A tempestade se desloca para o norte a 20 km/h (km/h), com ventos máximos sustentados de 85 km/h e sequências de até 100 km/h, informou o SMN.

A Defesa Civil decretou alerta amarelo (perigo moderado) para o norte e centro de Baja California Sur e o centro e sul de Baja California.

O SMN prevê que nesta quarta-feira, já como depressão tropical, Paine toque terra em Baja California.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos