Sarkozy terá 6 rivais em primárias para tentar voltar à presidência da França

Paris, 21 set (EFE).- O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy terá seis adversários nas eleições primárias de seu partido, Os Republicanos, para tentar ser mais uma vez candidato à presidência do país no pleito que será realizado no próximo ano.

O principal oponente será o ex-primeiro-ministro Alain Juppé. Também estão na disputa o também ex-premiê François Fillon e os ex-ministros Nathalie Kosciusko-Morizet, Bruno Le Marie e Jean-François Copé.

Ao grupo se soma o deputado e presidente do partido Cristão-Democrata, Jean-Frédéric Poisson, que na qualidade de legenda aliada dos Republicanos não tinha que apresentar o respaldo necessário para concorrer às primárias como seus rivais.

Quem ficou de fora foi o deputado Hervé Mariton, representante da ala mais conservadora e ex-candidato do partido à presidência. A candidatura de Mariton foi cancelada pela direção dos Republicanos após irregularidades terem sido detectadas.

Pela primeira vez em sua história, os conservadores franceses, escolherão o candidato do partido à presidência em dois turnos. O primeiro será realizado em 20 de novembro e o segundo sete dias depois. Podem votar todos os inscritos nas listas eleitorais, desde que paguem um valor de 2 euros e assinem uma carta de adesão aos valores da direita no país.

Sarkozy e Juppé partem como favoritos para a disputa. O ex-presidente e o ex-primeiro-ministro estão empatados com 37% dos apoios, segundo as pesquisas realizadas na França.

O ex-presidente, de 61 anos, declarou que tentaria ser mais uma vez candidato em agosto e, desde então, vem reduzindo a vantagem de Juppé, de 71 anos, um dos principais a se candidatar às primárias.

Atrás deles está Fillon, de 62 anos e com 10% dos votos, que foi premiê de Sarkozy entre 2007 e 2012, mas acabou se transformando em um dos principais rivais do ex-presidente na extrema-direita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos