Base dos Estados Unidos no Iraque é atacada com gás mostarda

Washington, 22 set (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) disparou um foguete na última terça-feira contra a base aérea de Qayara, no norte do Iraque, onde há forças especiais dos Estados Unidos e embora não tenha ocasionado danos pessoais, descobriu-se vestígios de gás mostarda, segundo a investigação, informou nesta quinta-feira o Pentágono.

O capitão Jeff Davis, porta-voz do Pentágono, explicou para a imprensa local que foram achados restos de gás mostarda em análise preliminares do projétil.

Os militares americanos que participam da chamada "Operação Determinação Inerente" têm sua base na citada instalação militar e indicaram que o projétil não atingiu seus quarteis.

Os Estados Unidos lideram, sob o comando do tenente-general Stephen J. Townsend, a Coalizão Internacional contra o Estado Islâmico.

A base aérea esteve em mãos do grupo jihadista entre 2014 e julho deste ano, quando foi reconquistada pelo Exército iraquiano com o apoio da Força Aérea americana e de outros países da coalizão.

Agora é um dos centros operacionais da coalizão desde onde se prepara a ofensiva sobre Mossul, a segunda cidade do Iraque e bastião do grupo terrorista EI no país.

"Este ataque não afetou nossa missão de nenhuma maneira, nem mudamos nossa estratégia de segurança na área de Qayara", afirmou Davis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos