Islamitas jordanianos retornam ao parlamento após ausência de 2 legislaturas

Amã, 22 set (EFE).- A aliança liderada pela Frente de Ação Islâmica (FAI), o braço político da Irmandade Muçulmana na Jordânia, conseguiu 15 das 130 cadeiras do parlamento jordaniano, com o que assegura seu retorno à câmara legislativa após ter boicotado os pleitos de 2010 e 2013.

Segundo os resultados anunciados hoje pela Comissão Eleitoral Independente e que ainda devem ser ratificados, a Aliança Nacional pela Reforma, a coalizão liderada pela FAI, foi o grupo político que conquistou mais cadeiras, metade das quais foram para o braço político da Irmandade Muçulmana.

A nova lei eleitoral, que impõe um sistema proporcional e a ausência de tradição política no reino hachemita, obrigou a maioria dos candidatos a unir-se em torno de alianças temporárias, carentes de qualquer tipo de programa, para concorrer aos pleitos desta terça-feira.

"Seremos o maior, inclusive o único grupo parlamentar com programa eleitoral", disse à Agência Efe o primeiro vice-secretário-geral da FAI, Ali Abulsukar.

Abulsukar expressou seu desejo que o retorno da FAI à vida parlamentar "estabeleça a diferença em relação às Câmaras anteriores e ajude a realizar uma mudança no comportamento do parlamento".

A Aliança Nacional para a Reforma apresentou 120 candidatos, dos quais 70 eram islamitas e outros 50 aliados que incluíam personalidades independentes e tribais, assim como representantes das minorias chechena e circassiana.

A legislação jordaniana reserva 15 assentos para mulheres que, segundo os resultados anunciados hoje, ocuparão finalmente 19 cadeiras, nove para cristãos e três para circassianos e chechenos.

A maioria dos membros do parlamento foram eleitos de acordo com filiações tribais e familiares, o que suscitou os rumores de possíveis fraudes eleitorais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos