Tropas iraquianas tomam complexo de Al Shirqat das mãos do EI

Bagdá, 22 set (EFE).- As forças iraquianas conseguiram nesta quinta-feira recuperar o controle do centro da cidade de Al Shirqat, no norte da província de Saladino, que estava nas mãos dos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) desde junho de 2014.

Uma fonte de segurança de Saladino explicou à Agência Efe que as tropas, com o apoio de milicianos tribais sunitas, tiraram dos extremistas o controle do complexo governamental e içaram a bandeira iraquiana.

Este complexo abriga a Prefeitura e outros prédios administrativos, assim como a chefia da Polícia, a sede dos serviços secretos e um hospital.

Os bairros do leste da cidade ainda são palco de combates intermitentes, já que nele ainda restam alguns grupos de extremistas.

Segundo a fonte, pelo menos 32 jihadistas morreram nos confrontos, nos quais as tropas destruíram também vários veículos do EI.

A ofensiva contra a comarca de Al Shirqat, cujo centro é a cidade homônima, começou há dois dias com o apoio da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos.

Al Shirqat fica a cerca de 100 quilômetros ao sul da cidade de Mossul, o principal reduto do EI no Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos