Topo

Chanceler mexicana classifica de "proposta absurda" muro de Trump

24/09/2016 03h27

Washington, 23 set (EFE).- A secretária de Relações Exteriores do México, Claudia Ruiz Massieu, qualificou nesta sexta-feira de "proposta absurda" o muro que o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende construir na fronteira entre os dois países caso vença as eleições presidenciais.

"Para nós é uma proposta absurda, vai contra tudo que acreditamos e vai contra tudo o que queremos fazer em conjunto: ser mais competitivos, criar mais empregos e oportunidades", disse Claudia Massieu, em uma entrevista para a emissora de TV "MSNBC".

No entanto, a chanceler reconheceu que a fronteira deve ser "mais segura, eficiente e ordenada".

Além disso, Claudia Ruiz Massieu defendeu o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA, sigla em inglês) entre EUA, Canadá e México, que entrou em vigor em 1994 e que Trump definiu durante a campanha como o "pior tratado comercial da história" do país.

"O NAFTA é uma história de sucesso, criou empregos nos três países, mais investimentos e oportunidades. O livre-comércio teve muito que ver com isso", afirmou a ministra, diante dos pedidos de "independência econômica" de Trump.